17 de mar. de 2010

Modalidade criada nos EUA chega sobre duas rodas em Sergipe


Organizado pelo grupo Bike Cultura, em parceria com Ciclo Urbano, o Torneio de Bike Polo de Aracaju estréia sua primeira edição no próximo sábado, dia 20, no bairro 13 de Julho, a partir das 17h00.
Na ocasião, um workshop de aprendizagem de Urban Bike Polo apresentará a modalidade à sociedade sergipana. Além de confraternizar os ciclistas urbanos, celebrando os meios alternativos e saudáveis de locomoção na cidade, seu viés lúdico, ecológico e desportivo serão o foco da discussão. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju.
As inscrições ficam abertas até o dia 18 de março ou até que o preenchimento das seis vagas disponíveis seja efetuado.

O que é Bike Polo?
É um jogo que se assemelha mais ao hóquei do que com o pólo tradicional. A palavra pólo é utilizada porque os jogadores ficam sentados em um compartimento que se movimenta (a bicicleta) e acertam a bola no alvo utilizando um taco. Ou seja, nada de cavalos “puros-sangues” desfilando em gramados, para disputar a atenção de poucos. O momento será das bicicletas leves, feitas de alumínio, seguidas de suas manobras radicais em uma quadra (de cimento – tipicamente urbana).

O Bike Polo surgiu em 2000, na cidade do norte dos Estados Unidos, Seattle. Passados quatro anos, outras localidades norte-americanas realizam, até então, torneios ‘inter-cidades’. Assim, chamou atenção de outros países e o 1º Campeonato Europeu foi realizado em 2009, com cerca de 40 equipes inscritas de todo o continente. No Brasil já existem equipes em Curitiba, São Paulo e agora em Aracaju.

Sergipe

Para o Torneiro de Bike Polo de Aracaju, seis equipes serão inscritas, com premiações destinadas aos três primeiros colocados da categoria e uma premiação especial para a melhor equipe do campeonato – na qual, todos os integrantes do grupo vencedor ganhará uma bicicleta. Toda premiação corresponde a produtos direcionados a ciclistas urbanos.

O esporte adquiriu destaque em Aracaju através da iniciativa do professor Luciano Aranha, que ouviu falar da modalidade pela Internet e foi buscar informações no mundo virtual. Em fevereiro, o professor decidiu montar tacos apropriados para que o polo urbano pudesse ser praticado. Em Aracaju, existe um grupo formado há um mês que reúne cerca de 20 adeptos e interessados na novidade: trocam informações e marcam os jogos pela internet. “O Bike Polo é uma adaptação livre do polo clássico. Nesse caso, são cones que forma as traves do gol”, explica Aranha. “As partidas são bem entusiasmadas e velozes”, acrescenta.

Regras
Cada partida dura dez minutos e tem dois times com três participantes. Segundo as regras, não é permitido colocar os pés no solo em nenhum momento. Quem pisar no chão enquanto o jogo estiver em andamento, deve parar e bater o taco no numa das linhas laterais da quadra para que ele seja retomado. A bola pode ser conduzida usando qualquer parte do taco, mas só é permitido o lançamento ao gol com uma das extremidades do cilindro.